- Descrição
-
Detalhes
A obra apresenta um aspecto pragmático da educação nas sociedades capitalistas, abordando as questões ideológicas envolvidas no “apossamento” da educação pelo Estado e pelas classes dominantes, sem, entretanto, aprofundar-se na discussão, o que torna a leitura mais fluida.
A obra expõe os contextos históricos em que a educação institucionalizada se desenvolveu na história da humanidade e, especificamente, na história do Brasil, concomitantemente, ilustra a evolução da qualidade do trabalho ao longo do desenvolvimento das formas de produção mercantil (a produção das empresas).
Interessante é a parte que contempla a história econômica do Brasil, contextualizando a irrelevância da educação nos diversos cenários históricos até o surgimento de uma Revolução Industrial brasileira, já numa era contemporânea.
Nota-se uma abordagem mais pragmática da questão “educação x trabalho” na atualidade, não adentrando nas questões discutidas pela área da pedagogia, com foco não só nos interesses do Estado e da sociedade (organizações e sociedade civil) mas também na expectativa e interesse dos próprios estudantes (na parte final do livro).
Esta obra traz, com certeza, uma contribuição valorosa para o entendimento de que a educação é essencial para o bem-estar social e a busca do pleno-emprego, sendo uma das efetivas políticas do Estado dos últimos governos brasileiros.
José Genivaldo da Silva – Diretor da Federação Única dos Petroleiros
Para mais informações, clique aqui.
- Avaliações
-
Queremos saber sua opinião
Comentários do Cliente 0 item(s)
Talvez você se interesse por estes produtos
-
A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O BRASIL
De: R$64,00
Por: R$61,44